Planejamento Previdenciário

Já ouviu falar em planejamento previdenciário, mas não entende o porquê de ele ser tão indispensável na sua vida?

Venha ler esse artigo em que tudo será explicado da forma mais simples possível!

* O que é o Planejamento Previdenciário?

Nada mais é do que uma projeção, ou seja, a parte principal do planejamento previdenciário são os cenários das aposentadorias possíveis para o cliente.

Após a Reforma da Previdência houve muitas mudanças, novas regras de aposentadoria, várias regras de transição, como saber qual a melhor para o seu caso?

O planejamento previdenciário faz toda essa análise. Além disso, sabemos que o CNIS (extrato previdenciário do INSS, em que consta toda a sua vida previdenciária) quase sempre tem inúmeros erros!

Se esses erros não forem corrigidos, afetarão diretamente o cálculo do valor da renda mensal da aposentadoria.

* Passo a passo do Planejamento Previdenciário

O planejamento previdenciário será realizado por um advogado que atua na área previdenciária.

As etapas do planejamento são as seguintes:

· Entrevista com o cliente

Uma boa entrevista é essencial para que o planejamento previdenciário seja bem realizado. Isso porque cada pessoa tem uma história, que deve ser analisada cuidadosamente, para que nada passe despercebido! Tudo poderá influenciar no planejamento previdenciário.

Além disso, precisamos saber o que realmente importa naquele momento, se o cliente prefere se aposentar o mais rápido possível, mesmo com uma renda mensal de valor não tão alto ou se concorda em aguardar mais um tempo para, talvez, com a aplicação de determinada regra, aumentar o valor de sua renda.

· Análise do CNIS

O CNIS deverá ser analisado cuidadosamente, pois é com base nele que o INSS concede (ou não) o benefício de aposentadoria.

Inúmeros erros são encontrados no CNIS, como por exemplo: vínculo empregatício sem data fim; ausência de vínculos; contribuições que foram devidamente realizadas, mas que não constam no CNIS; valor incorreto das contribuições; indicadores (que mostram que há algum erro que deverá ser corrigido); entre outros.

· Cálculo do tempo de contribuição

O cálculo do tempo de contribuição irá determinar se o cliente poderá ou não ser enquadrado em determinada regra de aposentadoria. Não podemos deixar passar nenhum período que possa ser considerado como tempo de contribuição.

Alguns períodos que poderão ser considerados e muitas vezes não estão constando no CNIS: tempo de serviço militar; tempo como aluno aprendiz; tempo advindo de ação trabalhista etc.

· Cálculo da renda mensal inicial

O cálculo da renda mensal inicial será feito com base no CNIS (por isso a importância de se verificar todos os seus erros e, após, corrigi-los).

No planejamento previdenciário é realizado o cálculo da RMI em todas as regras, para que assim o cliente possa verificar em qual regra receberá a melhor RMI.

· Verificação preventiva da vida contributiva do cliente

Importante para que o cliente saiba exatamente qual a melhor forma de contribuir, para que não haja prejuízos.

· Necessidade de complementação / descarte de contribuições

Em situações específicas, a complementação ou o descarte de contribuições fará com que a RMI do cliente aumente de forma considerável.

· Hipóteses de Aposentadoria

Neste momento, são descritas para o cliente todas as regras mais favoráveis à sua situação, ou seja, é explicado se ele já preenche os requisitos de cada regra, como funciona aquela regra, qual o valor da RMI daquela regra etc.

· Conclusão

A conclusão da melhor hipótese será feita com base na situação específica de cada cliente. Caso haja muitos erros no CNIS, o cliente poderá contratar este serviço diretamente com o seu advogado ou solicitar o acerto do CNIS juntamente ao INSS (devendo o seu advogado aconselhá-lo quanto a este procedimento).

* Vantagens do Planejamento Previdenciário

· Segurança quanto à aposentadoria

Com o planejamento, o contribuinte poderá ficar tranquilo, pois a melhor aposentadoria será aplicada à sua situação.

· Verificação dos erros do CNIS

Como a aposentadoria é concedida com base nos dados do CNIS, após a sua correção, a renda mensal do cliente poderá aumentar.

· Garantia de estar contribuindo com o valor correto

Evitando, assim, o prejuízo de se aposentar depois do tempo, reduzindo possíveis perdas de contribuições pagas sem necessidade.

· Verificação da regra mais benéfica

É verificado se o segurado se enquadra nas regras do Direito Adquirido e também nas Regras de Transição (criadas com a Reforma da Previdência).

· Visualização do melhor cenário financeiro

Isso fará com que o cliente visualize de forma clara o investimento que estará realizando por ter feito o planejamento previdenciário.

* Conclusão

Importante ressaltar que, no momento em que o segurado solicita a aposentadoria ao INSS, o CNIS (mesmo que esteja com erros) é analisado e é concedida a aposentadoria a qual o cliente tem direito naquele momento.

Porém, o INSS não faz a correção do CNIS (a não ser se esta for solicitada), o que influencia diretamente no benefício do cliente. Além disso, o INSS analisa o atual momento do segurado e não os possíveis cenários futuros e, em muitas ocasiões, com essa análise é verificado que, caso o segurado aguarde mais um tempo, poderá ter a sua renda mensal consideravelmente majorada.

Lembrando que o planejamento previdenciário não é realizado somente no momento em que o cliente já cumpriu ou está perto de cumprir os requisitos para se aposentar, pelo contrário, existe o planejamento previdenciário preventivo.

Nele o cliente poderá ter a certeza de que está contribuindo da melhor forma e no valor correto, para que tenha o melhor benefício no futuro, e que não terá prejuízo por estar efetuando o pagamento de contribuições sem necessidade.

Alguma dúvida sobre a importância de se realizar um planejamento previdenciário? Nos envie uma mensagem que estamos prontos para exclarecer todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×